Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO DE BORDO - Vivendo grandes emoções!!!



Esta semana assisti o filme de Fábio Barreto sobre a vida do cidadão brasileiro Luis Inácio da Silva... e que grande prazer foi conhecer sua mãe!!! Ela explica e justifica toda a trajetória de vida desde homem forte e sensível... deste legítimo escorpião águia que é na verdade o pai do Brasil. 
Sim, porque um País órfão, carente, perdido precisa de um pai que cuide, que dê colo, que o conduza para o mundo para ganhar corpo e ocupar o lugar que lhe é merecido por todas as razões.
Um bocado de auto-estima não faz mal a ninguém, claro!!!
Hoje está presidente da república e ocupa no cenário mundial um lugar de destaque por ter vivido o que viveu, por ser filho de uma mulher maravilhosa e admirável, por ter tido uma mulher igual e hoje estar casado com dona Marisa Letícia, que também é com certeza uma mulher preciosa.
Maravilhoso o filme, lindo trabalho dos atores, uma produção que no meu olhar de espectadora compõe muito bem com a lindíssima história de vida.
Bacana isso, considero um ser humano do balacubaco todo aquele que sabe escrever sua biografia, que sabe atravessar o tempo que aqui dispõe com elegância, determinação, força e coragem. Que não deixa a miséria, a fome, a falta de beleza momentânea permear sua existência toda.
Que vai "teimando", que não desiste, que sabe esperar, que tem a maior riqueza de todas que é a sabedoria.
A sabedoria, a confiança de uma mãe linda, o amor que é preciso para que tenha força para trilhar o  caminho, a leveza de escutar a voz interior que vai conduzindo à tudo que a pessoa precisa apreender, viver, colocar no mundo, fazendo transformações incríveis, mudando todo cenário não só da sua existência mas também do TODO!!!
Ser político, fazer política é uma arte da maior importância... porque quando alguém de consciência submete-se a fazer esse trabalho, se candidata a fazer esse trabalho que é essencial e ao mesmo tempo usado de maneira vergonhosa, precisa ser e ter uma força superior para não se contaminar. 
Não cabe aqui neste momento fazer colocações pejorativas porque estou comentando um trabalho, porque estou falando em um cidadão... estou de maneira simples e também sensível procurando colocar neste espaço o que senti quando assisti o filme, quando fiquei conhecendo melhor a origem, o lugar de onde veio.
Entendi porque que tantos escandalos revelados no seu governo não o atingiram, pelo menos a sua imagem e seu prestígio. Sim, porque com certeza um homem de tamanha sensibilidade deve ter passado intimamente por infinitas decepções (?) para entender ou melhor para continuar sua jornada, cumprindo seus compromissos assumidos, o seu desejo transformado em realidade de dar um pouco de alento ao nosso País. Não é só o miserável ou o pobre, acredito que em algum lugar ele acionou em todas as pessoas um sentimento diferencial, motivou mudanças, fez pensar... deu uma boa cutucada em muitos que pensavam que o nosso povo, ou melhor que nós somos "burros" e ignorantes...
Que tenha sido uma jogada de marketing... não tem problema, valeu!!!
A propaganda é realmente a alma do negócio, precisamos aprender a conhecer o produto... se é bom, se vale a pena consumir. Se é legítima, se nos beneficia e se tem valor real. Assim sendo vamos dar a nossa adesão.
No caso do Luis Inácio da Silva, a história que é sempre vivida no futuro, o tempo dirá, assim como hoje estamos podendo conhecê-lo quando criança, vivendo todos os problemas e necessidade que zilhões de pessoas vivem no mundo inteiro a todo momento e o tempo todo.
Pais despreparados, violentos, bêbados, irresponsáveis... gerando lindos filhos com mulheres fortes e sabedoras da sua função essencial de mãe...
Nascem homens maravilhosos que amam as mulheres, de verdade... que não são apenas heterossexuais por escolherem mulheres para fazer sexo, mas homens que gostam de mulher, que as respeita, que as ouve, que é companheiro mesmo, que é casado... despertando assim algo difícil que é esse encantamento que é visto na vida deste homem que caminhou, caminhou e caminhou teimosamente... que chegou neste lugar desconfortável que é o dele nesse momento, por ser possuidor de ideais, por ser fazedor do que tem que ser feito, por acreditar em si e em tudo que se destinou.
Difícil, hein?!
Mas possível...
Olha ele aí!!!

O meu olhar mudou, não apenas em relação ao homem Luis Inácio, mas em relação aos muitos discursos que ouço desde criança; ele é um exemplo maravilhoso que canta nos nossos ouvidos de que "querer é poder", de que "pensar é causar", de que "sonhos são como deuses, quando não se acredita neles, deixam de existir" (Moska).
Muitos detalhes pude alcançar no trabalho do Fábio Barreto, o seu olhar de cineasta eternizando cenas da vida do Lula, os atores que incorporaram lindamente os personagens com suas emoções, doando seus corpos para nos fazer chorar em uma história verdadeira, real, testemunhada por nós brasileiros.
Sei muito bem o que é viver o que ele viveu... e sei também o que é fazer transformações valiosissimas em nossa vida como pessoa e como cidadão.
Obedecer aos talentos e vocações que nascemos faz isso... gera isso.
Por mais que não queira misturar todos os assuntos, por mais que queira direcionar meus pensamentos os sentimentos vão ganhando espaço e fazendo entender a rede que se forma em nós e no mundo, quando um indivíduo cumpre seus dharmas e carmas.
Quando ele vive suas angustias e não desiste todo o mundo ganha... quando ele se comporta dignamente e cumpre ainda que de maneira difícil o que tem que se cumprir, tudo acontece.
A dispeito de todas as críticas negativas, de todos os profetas apocalípticos, de todos os invejosos, de todos os incompetentes... ele está lá; fazendo, construindo, caminhando, conduzindo... pelo mundo, para o mundo.
Mãos de fazer, mente de alcançar... cérebro de trabalhar e mudar o mundo, saindo do lugar.
E aí!!! Quem pode segurar?
É LULA-LÁ-LÁ...
No Brasil, no mundo... onde precisar.
Obrigada dona Lindu!!!
Vejam o filme, vale a pena viajar

Livia Leão

.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BETH RUSSO, ... HO'OPONOPONO

E eu que não por acaso acredito que o acaso é algo que os distraídos inventaram para se esconder em desejos e quereres manifestados. Através do meu irmão que não está mais em seu corpo físico conheci o Ho'oponopono mas nunca havia parado para me presentear com ele... Bem ele foi embora e aí comecei a visitar pessoas praticantes e que grata surpresa tive, encontrei muitas pessoas lindas que recitam que se conectam que usam essa ferramenta poderosa de nós mesmos. Um alcance maravilhoso de alguém que acreditou em sua pseudo loucura e trouxe pra nós uma ferramenta muito útil de libertação. Uma força manifesta um poder que atravessa todos os tempos e limpa e limpa mesmo nossos ranços em tempos que coexistem.  É muito bom e poderoso!!! ... Porque ainda que a gente não creia ele faz a faxina nos cantos mais escondidinhos do nosso poderoso cérebro que abriga memória lembrança de todos os tempos dos tempos em que estivemos aqui... que é sempre!!! Esse espaço que não é físico fica no

DIÁRIO DE BORDO - Heroi bandido!!!

O que fiz com meu pai biológico que lógico era quem eu queria, longe de ser o que eu queria... possivelmente o que precisava para crescer e sobreviver. Pobre arquétipo, disperdiçador de oportunidades!!! Um inimigo íntimo e desconhecido. Sim, porque não sei nada sobre ele e de todas as suas faces eu não conheço uma que agrade e que satisfaça uma pobre filha orfã. Dramaticamente falando, claro! Uma herança maldita que me custa uma existência recheada de leituras equivocadas de mim mesma e do universo masculino. Fiz um dramalhão dos homens, me coloquei equivocadamente na frente deles, cheia de defesas e des-culpas. Sem receber    amor; vivendo na reserva, me atirei sem   cuidados nos relacionamentos e cheia de má vontade. A vida me trouxe por merecimento  bons parceiros e eu por repetição disperticei.  Não em tempo cronológico, mas em qualidade de relacionamento, em reconhecimento, bem como em me sentir à vontade. Sempre o medo do abandono. Tudo isso regado a reflexões justificadas

DIÁRIO DE BORDO - Coisinhas engraçadas!!!

Tenho um amigo muito querido que ficamos muito tempo sem conversar e muito mais tempo sem nos ver... o que é lamentável porque nossas conversas são recheadas de coisas engraçadas e confissões maravilhosas!!!  Um belo dia me contou que não tem tido paciência para encontros "amorosos" e se relacionar enfim, porque detesta o início por conta do  "PREENCHIMENTO DA FICHA"... ou seja onde as duas pessoas dizem!!! Eu sou assim, eu sou assada, gosto disso ou daquilo... resumindo, a tentativa em vão de mostrar para o outro como cada um funciona em determinadas situações. Mas parece que existe uma lixeira do lado da mesa em que se preenche essa ficha e que tudo que se diz é escrito a lápis com lapiseira 0,5 e jogado fora exatamente alí. São informações inúteis e um momento totalmente "interesseiro", ambos querem mesmo é saber se vai rolar sexo e se vai ser bom. Ahahahahahahahahah!!! Coisas que poderiam com certeza ser simplificado para ambos... usar de sincer