Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO DE BORDO - Vivendo grandes emoções!!!



Esta semana assisti o filme de Fábio Barreto sobre a vida do cidadão brasileiro Luis Inácio da Silva... e que grande prazer foi conhecer sua mãe!!! Ela explica e justifica toda a trajetória de vida desde homem forte e sensível... deste legítimo escorpião águia que é na verdade o pai do Brasil. 
Sim, porque um País órfão, carente, perdido precisa de um pai que cuide, que dê colo, que o conduza para o mundo para ganhar corpo e ocupar o lugar que lhe é merecido por todas as razões.
Um bocado de auto-estima não faz mal a ninguém, claro!!!
Hoje está presidente da república e ocupa no cenário mundial um lugar de destaque por ter vivido o que viveu, por ser filho de uma mulher maravilhosa e admirável, por ter tido uma mulher igual e hoje estar casado com dona Marisa Letícia, que também é com certeza uma mulher preciosa.
Maravilhoso o filme, lindo trabalho dos atores, uma produção que no meu olhar de espectadora compõe muito bem com a lindíssima história de vida.
Bacana isso, considero um ser humano do balacubaco todo aquele que sabe escrever sua biografia, que sabe atravessar o tempo que aqui dispõe com elegância, determinação, força e coragem. Que não deixa a miséria, a fome, a falta de beleza momentânea permear sua existência toda.
Que vai "teimando", que não desiste, que sabe esperar, que tem a maior riqueza de todas que é a sabedoria.
A sabedoria, a confiança de uma mãe linda, o amor que é preciso para que tenha força para trilhar o  caminho, a leveza de escutar a voz interior que vai conduzindo à tudo que a pessoa precisa apreender, viver, colocar no mundo, fazendo transformações incríveis, mudando todo cenário não só da sua existência mas também do TODO!!!
Ser político, fazer política é uma arte da maior importância... porque quando alguém de consciência submete-se a fazer esse trabalho, se candidata a fazer esse trabalho que é essencial e ao mesmo tempo usado de maneira vergonhosa, precisa ser e ter uma força superior para não se contaminar. 
Não cabe aqui neste momento fazer colocações pejorativas porque estou comentando um trabalho, porque estou falando em um cidadão... estou de maneira simples e também sensível procurando colocar neste espaço o que senti quando assisti o filme, quando fiquei conhecendo melhor a origem, o lugar de onde veio.
Entendi porque que tantos escandalos revelados no seu governo não o atingiram, pelo menos a sua imagem e seu prestígio. Sim, porque com certeza um homem de tamanha sensibilidade deve ter passado intimamente por infinitas decepções (?) para entender ou melhor para continuar sua jornada, cumprindo seus compromissos assumidos, o seu desejo transformado em realidade de dar um pouco de alento ao nosso País. Não é só o miserável ou o pobre, acredito que em algum lugar ele acionou em todas as pessoas um sentimento diferencial, motivou mudanças, fez pensar... deu uma boa cutucada em muitos que pensavam que o nosso povo, ou melhor que nós somos "burros" e ignorantes...
Que tenha sido uma jogada de marketing... não tem problema, valeu!!!
A propaganda é realmente a alma do negócio, precisamos aprender a conhecer o produto... se é bom, se vale a pena consumir. Se é legítima, se nos beneficia e se tem valor real. Assim sendo vamos dar a nossa adesão.
No caso do Luis Inácio da Silva, a história que é sempre vivida no futuro, o tempo dirá, assim como hoje estamos podendo conhecê-lo quando criança, vivendo todos os problemas e necessidade que zilhões de pessoas vivem no mundo inteiro a todo momento e o tempo todo.
Pais despreparados, violentos, bêbados, irresponsáveis... gerando lindos filhos com mulheres fortes e sabedoras da sua função essencial de mãe...
Nascem homens maravilhosos que amam as mulheres, de verdade... que não são apenas heterossexuais por escolherem mulheres para fazer sexo, mas homens que gostam de mulher, que as respeita, que as ouve, que é companheiro mesmo, que é casado... despertando assim algo difícil que é esse encantamento que é visto na vida deste homem que caminhou, caminhou e caminhou teimosamente... que chegou neste lugar desconfortável que é o dele nesse momento, por ser possuidor de ideais, por ser fazedor do que tem que ser feito, por acreditar em si e em tudo que se destinou.
Difícil, hein?!
Mas possível...
Olha ele aí!!!

O meu olhar mudou, não apenas em relação ao homem Luis Inácio, mas em relação aos muitos discursos que ouço desde criança; ele é um exemplo maravilhoso que canta nos nossos ouvidos de que "querer é poder", de que "pensar é causar", de que "sonhos são como deuses, quando não se acredita neles, deixam de existir" (Moska).
Muitos detalhes pude alcançar no trabalho do Fábio Barreto, o seu olhar de cineasta eternizando cenas da vida do Lula, os atores que incorporaram lindamente os personagens com suas emoções, doando seus corpos para nos fazer chorar em uma história verdadeira, real, testemunhada por nós brasileiros.
Sei muito bem o que é viver o que ele viveu... e sei também o que é fazer transformações valiosissimas em nossa vida como pessoa e como cidadão.
Obedecer aos talentos e vocações que nascemos faz isso... gera isso.
Por mais que não queira misturar todos os assuntos, por mais que queira direcionar meus pensamentos os sentimentos vão ganhando espaço e fazendo entender a rede que se forma em nós e no mundo, quando um indivíduo cumpre seus dharmas e carmas.
Quando ele vive suas angustias e não desiste todo o mundo ganha... quando ele se comporta dignamente e cumpre ainda que de maneira difícil o que tem que se cumprir, tudo acontece.
A dispeito de todas as críticas negativas, de todos os profetas apocalípticos, de todos os invejosos, de todos os incompetentes... ele está lá; fazendo, construindo, caminhando, conduzindo... pelo mundo, para o mundo.
Mãos de fazer, mente de alcançar... cérebro de trabalhar e mudar o mundo, saindo do lugar.
E aí!!! Quem pode segurar?
É LULA-LÁ-LÁ...
No Brasil, no mundo... onde precisar.
Obrigada dona Lindu!!!
Vejam o filme, vale a pena viajar

Livia Leão

.






Comentários

  1. Eu já o conhecia e acompanhei essa HISTÓRIA desde que ele apareceu no ABC. E assim como dona Lindu levei fé, e dei minha contribuição sonhando, não desistindo nunca a cada eleição perdida. Com certeza não me arrependi. LULA É UMA DAS PESSOAS MAIS ADMIRÁVEIS DA ATUALIDADE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PARA VIVER UM GRANDE AMOR...

Estou aqui pra dizer a você que aqui estou... Estou aqui pra dar continuidade ao nosso crescimento juntos... que fazem intervalos pequenos diante da eternidade... É quando sorrio de verdade é quando me acomodo com segurança e me aconchego sem medo. Conheço um pouco dos seus limites, a profundidade das suas lindas qualidades, generosidade, parceria e delicadeza que admiro e preciso em um relacionamento. Assim como antes, em tempos que conseguimos separar, Onde se pode conjugar passado, presente e futuro Onde se pode prever que há o que "rolar" ... Sabemos de amizades, sabemos de conforto e de confiança. A vontade, ficamos sem nenhum desconforto que maculam os encontros e a nossa vontade é superior aos riscos que corremos sem nenhum temor (???) ... Tudo que poderia causar desconforto e separação será retirado e excluído elegantemente porque merecemos...
E tão grande amor que pode ser do outro
mas que é meu...
Não apenas meu, mas inventado por mim
nascido de mim,
em mim...
E q…

Sobre todas as coisas e nenhuma delas em especial!!! ...

Falando assim como quem tem uma certeza absoluta o mundo é muito rico em tudo que a gente pode imaginar. Podemos dele desfrutar como quisermos.  Se temos um mínimo de sabedoria, se conseguimos saber o mínimo de nós mesmos nos sairemos bem diante da vida que vamos escolhendo momento a momento. Tenho medos como qualquer criatura humana que habita o planeta, mas ao longo dos meus dias traduzidos em 59anos fui ganhando um certo jeito de pensa-la; de driblar as minhas fragilidades, de encontrar forças em mim mesma, de não apenas saber quem eu sou agora, mas também de quem quero ir me tornando enquanto passeio por aqui. Lido simplesmente muito mal com a morte, não a minha, mas a das pessoas... e isso se estende não apenas às que penso conhecer, mas a todas as pessoas que sei que morreram, que os seus corpos estão sendo enterrados ou cremados, que enquanto isso acontece no plano físico/material, outras muitas pessoas especulam, inferem,  sobre a vida após o fim ... o encerramento da vida co…

DO QUE PRECISAMOS???

Precisamos de música, ...  precisamos de água, de alegria, de combustíveis e recursos disponíveis, fáceis e práticos. De respeitar as necessidades básicas de viver, de caminhar em ressonância com o que queremos e acreditamos. De nos alinharmos com o que nos acrescenta... Deixar que as pessoas cuidem de si mesmas,  de solidarizarmo-nos com aquilo que podemos de alguma maneira colaborar. E em nossa vida pessoal e intima, ter à mão apenas o que nos favorece e beneficia... os excessos cansam, frustram, destroem qualquer possibilidade de alegria e felicidade. Porque nos exigem tempo demais, trabalho demais, pre-ocupações excessivas. Não nos preenchem, não nos deixam em paz... Tudo que nos desconforta é desnecessário. Precisamos de silêncio e cuidados... de atenção, delicadezas, gentilezas e carinhos... patrocinarmo-nos sentimentos e sensações que nos adormeçam com tranquilidade ainda que não saibamos se amanhã será mesmo outro dia... e será!!! Será um novo dia... traduzido em zilhões de o…