segunda-feira, 19 de abril de 2010

DIÁRIO DE BORDO - Compartilhando "Cinema Paradiso"



Esta semana me dei de presente um filme que a muito queria e depois de muitos anos me surpreendi com tudo.
Na verdade não lembrava do conteúdo, sabia que tinha uma linda trilha sonora, que versava sobre o amor de um de um garoto pelo cinema e pela projeção, numa época de censura severa, principalmente no que diz respeito a manifestação de carinho... beijos enfim.
Veja só que coisa mais sem sentido e propósito!!!
Mas vai muito além, é um espetáculo o trabalho dos atores, a direção, a visão do cineasta, o amor conquistado do personagem central pelo homem que se fez importante em sua formação em todos os sentidos, fazendo o papel de pai perdido na guerra e na construção de um lindo relacionamento, recheado de trocas maravilhosas e episódios engraçados.
Rico, muito rico o filme... a idéia, a forma de exibir o momento histórico e as circunstâncias em que viveu o personagem principal... uma história de amor que foi concretizada e eternisada, mas que como sempre se perdeu e não aconteceu deixando sempre a sensação de que é verdadeiro dizer que o "VERDADEIRO AMOR É VÃO" (Gilberto Gil)... e tudo isso é passado de maneira muito interessante, peculiar, em um cenário feio de destruição em meio a guerra e a pobreza de um lugar onde a vida das pessoas é acontecida em torno de um espaço onde se projetam filmes... ainda assim tudo fica lindo em função do olhar do cineasta cheio de sensibilidade que conseguiu passar tudo que quiz... O espaço é a alma do lugar.
O trabalho dos atores, o roteiro impecável, os ricos e emocionantes diálogos, a criança que dispensa comentários em relação ao seu desempenho no filme.
PERFEITO!!!
Tudo é perfeito no CINEMA PARADISO...
Garantia de risos e alegrias, de emoções que passeiam pelos mais diversos tipos de relacionamentos amorosos, enfim... carências sim, mas uma enorme força e coragem para transformar as realidades, para criar realidade através do olhar do personagem central que é uma linda criança que se diverte com o universo dos adultos perdidos, equivocados, consumidos, transtornados pelo momento político... e transformados pelo cinema.
No cinema paradiso tudo acontece... alí, a vida de todos do lugar ganha sentido.
Claro que é muito mais rico em detalhes do que posso descrever, só assistindo com carinho e a devida atenção se pode desfrutar desta obra prima do cinema, deste momento lindo do cinema italiano... MARAVILHOSO!!!
Eu recomendo... e garanto que é bom demais!!!
O olhar de uma criança é sempre interessante e rico em detalhes, acho que um bom cineasta precisa nutri-lo porque não pode perder esse olhar para que nos dê de presente filmes como este.

Livia Leão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORAR, ORAÇÃO, ORAÇÕES!!! ...

Todas as formas de oração são perfeitos apelos em nos alinharmos com o que queremos, com o que se sente, com o que buscamos dentro de nós...