Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO DE BORDO - Amor que precisa ser vivido...


Que felicidade foi o o momento de criação destes personagens bem como a escolha dos atores para vivê-los... eles justificam a novela, possibilitam a reflexão sobre os relacionamentos de amor, com amor.
Criam um encantamento especial porque suas falas são cheias de verdades e de possibilidades entre um homem e uma mulher, sem deixar que se perca a noção da fantasia, do folhetinesco e também da vida como ela é...
O autor, Manoel Carlos é na minha opinião alguém que descreve da maneira mais bonita e interessante as coisas da vida, os dias, as rotinas, os sentimentos, os relacionamentos ... enfim, as limitações que nós colocamos e o exercício de todas as possibilidades e liberdade de que somos capazes.
Em cada personagem que ele cria de maneira linda, nos vemos, conseguimos perceber nossa humanidade, nossas falhas, nossos encantamentos, nossas necessidades não supridas, nossos relacionamentos capengas, medos e coragens assumidos e enfrentados.
A ALINE MORAES (Luciana) transcendeu em composição do seu personagem perfeito em gestos, superações, delicadezas e firmezas surpreendentes... O SOLANO (Miguel) é tudo que nós mulheres queremos de um homem, em um homem... uma sensibilidade e alcance peculiar... usa muito bem o seu corpo, sua voz, seu texto para nos proporcionar uma alegria sustentável e esperança... mais ou menos como se nos garantisse que nada está perdido... bom demais!!!
Tenho certeza que o papel da telenovela para o inconsciente coletivo é grande e importante; resgata as coisas mais simples que o universo feminino e o masculino também está precisando.
Estamos precisando na vida real, encontrar nossos migueis e sem precisar ficar tetraplégica... ahahahahahah!!!
Acho que o acidente que a personagem sofre e que a deixou em uma cadeira de rodas foi uma maneira do autor denotar as transformações profundas, as necessidades de mudanças que todos nós precisamos para acionar forças para maturarmos a vida, para crescermos e acordarmos... por que não?
Esse despertar é para os que têm coragem. Deixar morrer o velho, para que o novo se instale em nós, para que nos permitamos a dinâmica maravilhosa da vida que nos devolve o interesse por tudo que traduz felicidade.
A felicidade é simples demais, tão simples que é difícil assumi-la, incorporá-la... preferimos o ranso... as punições, os castigos, as condenações... de relacionamentos que ficam mau-cheirosos, enjoados, cansativos, des-encontrados... para garantirmos a mancada!!!
Adoroooooooooooooooooooooooooooooooooooooo o Miguel e a Luciana!!! voltei a adolescência... espero a hora da novela para assistir as cenas do casal, para me encantar com o amor deles, com o crescimento, com o envolvimento, enfim, com tudo que os faz descobrir dentro de si e despertar no outro!!!
Sou assim, fazer o que?!
Manoel Carlos e sua equipe divina... escrevem lindamente para nós que somos apreciadores do seu encanto, das suas idéias, das suas Helenas... da sua humanidade enfim...
Nota mil para a REDE GLOBO DE TELEVISÃO - teledramaturgia...



VIVER A VIDA!!! é isso... abordar temas que incomodam, que fazem refletir, que despertam... acredito que as pessoas menos reflexivas conseguem abrir um pouco seus olhos e mentes para as coisas "ventiladas" na novela do Maneco (cheia de intimidades!!!).
Um lindo elenco, atores perfeitos e papéis perfeitos... em textos cheios de acordos com a vida... de acordo com a vida.

PARABENS!!!


Livia Leão









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEBO E ENTREGO ...

Sobretudo as invisíveis!!! Aquelas que começam no pensamento,  aquelas que alimentamos diariamente em desejos e sonhos de realização. Aquelas que confessamos,  as inconfessáveis,  as insuportáveis,  as inimagináveis por se alojarem no nosso inconsciente, mas que estão em nós em alegres sabotagens. Em merecimentos e baixa estima. Sempre permeando os dois lados que precisamos escolher com consciência e sabedoria. Nos desafiarmos em prestar atenção as nossas escolhas é um exercício que facilita demais a nossa existência em comunhão com a certeza de que estamos encarnados para encontrar dentro de nós o direito e o dever de ser feliz. De compor uma vida e com a Vida uma sinfonia que pareça conosco, que traduz AMOR. Alegrias genuinas ainda que permeadas de todos os outros sentimentos pertinentes aos despertos!!! Sabermos que estamos inspirando e expirando. E esse processo se dá até que a Energia Vital cesse em abandono ao nosso corpo biológico. Somos um impulso do Universo. Depois de termos ido teremos fei…

PARA O MEU AMOR QUE É QUERIDO ...

E eis que a vida nos devolve coisas, memórias, pessoas ...  E eis que o velho se tornou novo e nos confundiu!!! Mas eis também que nós ficamos assim não intimidados, mas cheios de dedos, cautelas, cuidados ... Bom comportamento e falas sinceras que nos traduzem e nos colocam em posições que dão alegria, que nos concede intimidade que velada, pode ser que seja declarada. O amor , ... o amor e o amor... que se repete, que volta, que vai e vem, ...  retornando em novidades iguais em amadurecimentos!!! Amadurecimentos que nos envaidece, que causa imensa curiosidade, que dá vontade de abraçar o corpo, a estória e o caminho percorrido sem programar, sem planejar... Não foi o tempo quem voltou, não fomos nós que retornamos, foram duas pessoas diferentes em iguais movimentos e buscas inquietantes de se espelhar... Liberdade Curiosidade Necessidade de se encontrar... Somos almas iguais e não gêmeas!!! Somos macho e somos fêmea!!! Em delicadezas emocionais Em possibilidades cativantes em const…

EMMANUEL...

A sua chegada e eu ainda menina foi um dos mais ricos momentos da minha infância. Um acontecimento!!! O amor se formou junto com o seu crescimento no utero e explodiu em mim em alegrias de formar afeto, de aprender a cuidar de prestar atenção de acarinhar... Dia a dia todos os dias  convivemos em compartilhamento da nossa pobreza de dinheiro, das nossas necessidades não supridas, mas rica em interesse de vê-lo crescer, de prestar atenção em você... Tenho certeza que somos filhos de uma mesma energia, ... identifiquei a sua forma e o seu silêncio... e por isso te amo, identifico também essa separação estupida deixando em mim um vácuo. Eu sei porque você se foi!!! Ainda não sei porque eu fiquei... Se esperei você chegar e precisei estar na sua volta!!! De volta te conduzo à luz meu Manu... No exercicio de amar não precisa que se faça nada. Ao amar não é necessário qualquer condução... Ele é Assim como você em mim. Ainda estou com a sua presença física tatuada em mim, mas ela irá se colocar e aí vamos pod…